segunda-feira, 15 de agosto de 2005

Missão Empresarial ao Estado do Rio de Janeiro - BRASIL

Na sequencia das missões empresariais ás províncias de Luanda e Huambo, em Angola, no passado mês de e Julho, a CAL- Câmara de Agricultura Lusófona, com o apoio institucional da AAO- Associação de Agricultores do Oeste e AJAL – Associação dos Jovens Agricultores de Leiria e financeiro e logístico da Associação Leader Oeste, organizou uma missão empresarial ao Estado do Rio de Janeiro, no Brasil, de 11 a 19 de Setembro do ano corrente.
Esta missão empresarial teve como principal objectivo melhorar e desenvolver as relações bilaterais, nos domínios das relações humanas, institucionais e económicas, entre o povo irmão brasileiro e o espaço lusófono, que é constituído por mais de 200 milhões de pessoas, assim como visitar a SIAL ABRAS MERCOSUL 2003 e participar na 33ª Convenção Nacional de Supermercados, no Rio Centro.
Para que este desiderato se tornasse realidade, foram realizadas várias reuniões com instituições politicas, económicas, investigação, sócio – profissionais e empresariais.
Esta missão empresarial começou em Lisboa, no dia 11 de Setembro, pelas 10 h, no Aeroporto Internacional da Portela, com uma concentração de 23 pessoas, que rumaram num avião da Varig, ao Brasil, pelas 13 h 30m portuguesas, com chegada ao Aeroporto Internacional do Galeão em S. Paulo, 9 h depois, onde aguardaram 1 h pela viagem final para o Rio de Janeiro, concretizada 40 m depois, com uma desejada e óptima aterragem no Aeroporto Internacional António Carlos Jobim.
Passadas 11 h da partida de Lisboa, este grupo de técnicos e empresários portugueses, dirigiram-se para o hotel Miramar, onde ficaram instalados em plena Avenida Atlântica, na majestosa e fraterna Copacabana.
Foram iniciadas as reuniões, no primeiro dia, sexta feira, na Federação de Agricultores do Rio de Janeiro, ficando criadas as bases para uma futura cooperação entre esta instituição a CAL, Leader Oeste, AAO, AJAL e os Países Lusófonos.
Seguiu – se uma reunião na Delegação Federal de Agricultura do Estado do Rio de Janeiro, sedeada na cidade de Niterói, sendo esta missão empresarial recebida de forma calorosa pelo Secretário de Agricultura do Estado do Rio de Janeiro, com a garantia do seu empenhamento pessoal no reforço das relações entre as instituições ligadas á agricultura e ao agronegócio portuguesas e do Estado do Rio de Janeiro.
Terminaram o dia, já noite, em reunião com a Investe Brasil, que é uma empresa constituída por empresas públicas e privadas.
Privadas:
- Confederação Nacional das Instituicões Financeiras, Confederação Nacional do Comércio, União Brasileira dos Promotores de Feiras, Câmaras Internacionais de Comercio: França/Brasil; Suiço/Brasileira;
Brasil/Canadá; Brasil/Alemanha; Argentino/Brasileira; Japonesa/Brasileira; Sueco/Brasileira; Estados Unidos da América/Brasil….
Publicas:
Ministérios: Planeamento Orçamento e Gestão, Relações Exteriores, Fazenda, Integração Nacional, Desenvolvimento da Industria e Comércio Exterior, Minas e Energia, Transportes, Comunicações, Trabalho e Emprego, Agricultura Pecuária e Abastecimento.
A Investe Brasil ofereceu de forma gratuita para as organizações que integraram esta Missão Empresarial, os seguintes serviços:
- Organizar Road Shows com o objectivo de pesquisar oportunidades de negócios, organizar a nível formal e informal os trâmites e procedimentos necessários para realizar investimentos, Apoio formal no processo de implantação e fomento de parcerias com agentes locais….
No segundo e terceiro dias, ( Sábado e Domingo) foram dias livres para realizar passeios ou ir á praia, todavia em vez do aconchegador Sol carioca, apareceu uma chuva e vento tropical que acinzentou as maravilhas com que a natureza presentiou a cidade maravilhosa.
Apesar do mau tempo, o grupo constitui-se em sub-grupos, uns foram em passeio turístico para, Angra dos Reis, Ipanema, Niterói ou ficaram no hotel.
Os que foram para a cidade de Niterói, corresponderam a um convite de um conterrâneo natural da região de Viseu, personagem marcante no meio empresarial e da comunidade portuguesa do Rio de Janeiro , chamado Orlando Cerveira, para participarem na inauguração de um busto ao padre António Vieira, na missa e almoço que se seguiu, sendo apresentados á comunidade Portuguesa local.
Aqui, foram recebidos de forma calorosa, numa manifestação de portuguesismo e amor á pátria mãe, meteu os Hinos Nacionais Brasileiro e Português, sem esquecer a sardinha assada na brasa, o inagualável vinho verde e o tradicional folclore português interpretado com sentimento, por parte de um grupo de luso descendentes.
A arte de bem receber, numa demonstração de fraternidade que só os portugueses sabem expressar, teve particular carinho, no empresário Orlando Cerveira, esposa Dona Laura, cônsul honorário de Niterói, Lúcio Ferreira e esposa Dona Leda, presidente da Academia do Bacalhau, comendador Tomás de Lima e esposa Dra Labouré de Lima, e Directora da revista “Lusíadas”, a jornalista Ermelinda Correia.
Perante a forma como foram recebidos os representantes da missão empresarial, desde logo assumiram o compromisso de levar todo o grupo, embora tivessem de alterar o programa. no ultimo dia, a Niterói.
O terceiro dia( 2ª feira)foi iniciado com a visita á empresa de nome EMBRAPA – Agroindustrias de Alimentos , que funciona no Centro Nacional de Pesquisa de Tecnologia Agro - Industrial de Alimentos.
Esta empresa de capitais mistos, dinheiros públicos e privados, de acordo com os serviços prestados ( um exemplo a ser estudado pelos INIAP e COTHN ) desenvolve um extraordinário trabalho nas áreas dos: recursos naturais. recursos genéticos, biotecnologia, cereais, hortaliças, produção animal, matérias primas, café, floresta, agroflorestal, agricultura familiar, pós-colheita, desenvolvimento rural e regional, produção de frutas e tecnologias de comércio e negócios.
Para comprovar algumas destas actividades foram visitados os laboratórios, onde foi possível observar experiências em melhoramentos genéticos em sementes e plantas, assim como várias técnicas de secagem de frutos e sementes.
O sexto dia, Terça Feira, começou com uma reunião na FIRJAN – Federação das Industrias do Estado do Rio de Janeiro, que detêm O CIN – Centro Internacional de Negócios, através de uma Joint – Venture, com a SEBRAE / RJ, que tem como objectivos o apoio ás micro e pequenas empresas do Estado do Rio de Janeiro, a interagirem com o Mercado Mundial, nomeadamente com os investidores externos.
Esta reunião foi muito importante do ponto de vista dos contactos, esta federação tem como associados: o Centro Industrial do Rio de Janeiro, Ministério da Industria e do Comércio, Ministério das Relações Exteriores, Secretaria da Industria Comércio e Turismo, Câmaras Bilaterais. Alemã, Italiana e Britânica, Associação Brasileira de Empresas Comerciais Exportadoras, Associação Comercial do Rio de Janeiro, Banco do Brasil, Universidade Federal Estácio de Sá, Universidade Cândido Mendes, Centro de Estudos da Economia Mundial….
Seguiu-se a visita á SIAL ABRAS MERCOSUL, que é a maior feira agroalimentar da América do Sul, estão presentes os grandes operadores mundiais de produtos alimentares e bebidas, ou seja 650 expositores á procura de novas oportunidades de negócios.
Todavia, logo á entrada, lado direito, estava montado o stand de Portugal, montado pela CONFAGRI e AEP, com alguns, poucos vinhos portugueses, maçãs brasileiras e pêras argentinas. ( uma tristeza onde estavam as Peras Rochas, maçãs e os vinhos da Região
Oeste..)
Por fim terminou o dia, com uma audiência já á noite, no Consulado de Portugal, com a presença dos 23 elementos da missão empresarial, o cônsul de Portugal que desempenha funções de embaixador e com o delegado do ICEP ( continua no próximo numero)