O Bombarral nos últimos dias, semanas, tem entrado de maneira subtil e simpática, nas casas, locais de trabalho ou lazer, de Norte a Sul de Portugal.
Tem sido objecto de uma engenhosa estratégia de Marketing, utilizando elementos patrimoniais locais, para fazer incursões á história e economia local e regional
Nunca os palácios do Gorjão e Camilo, Igreja Matriz, Mata Municipal e o principal produto económico concelhio, a Pera Rocha, tiveram tamanha divulgação.
Tudo isto se deve á instalação no Bombarral, da empresa de distribuição “ Modelo” . È uma estrutura que pode vir a ser importante, não só pelo despertar de sinergias locais submissas a uma cidadania demasiado amorfa, até pela criação de mais de 120 postos de trabalho, passa a ser a segunda empregadora concelhia, logo a seguir á Câmara Municipal do Bombarral.
Mas toda esta promoção televisiva do Bombarral, a sua localização geográfica, centralidade em relação a dois grandes centros urbanos e populacionais, Leiria e Lisboa, com acessibilidades privilegiadas com o resto do País, naturalmente vai merecer por parte de muitas pessoas interesse em visitar a terra onde se está a instalar mais uma nova loja “ Modelo, e que tem palácios, igrejas, matas centenárias…
Estará a vila do Bombarral e seu concelho em condições de aproveitar esta oportunidade, recebendo com fidalguia durante todo o ano, estes novos visitantes ?
Penso que não ! Porque o desenvolvimento integrado no Bombarral, continua a ser um desiderato difícil de alcançar.
Há que pôr as mãos á obra. O Teatro Eduardo Brasão, a Mata Municipal, o Complexo de Palácio do Gorjão…devem tornar –se rapidamente salas de visita de excelência, para alavancar o epicentro do desenvolvimento histórico do centro da Vila do Bombarral.
Com estas estruturas de excelência a funcionar, outras publicas e privadas devem merecer igual atenção. A Companhia Agricola do Sanguinhal, Quinta dos Lóridos, Sedes do SCE Bombarralense e Circulo de Cultura Musical, Igreja Matriz, Santuário do Senhor Jesus do Carvalhal, Azenhas e Grutas da Columbeira, Pavilhão Gimnodesportivo, Colectividades de Cultura e Recreio, Igrejas e Capelas, Centrais Fruteiras, Empresas Agrícolas e de Exploração Turística….
Numa perspectiva de desenvolvimento sustentado e integrado, com estratégias de curto e médio prazo, aproveitando os fundos comunitários do actual Quadro Comunitário de Apoio, é importante o Bombarral encontrar parcerias para construir: nas antigas instalações do IVV, no Cintrão, “ O Museu Etnográfico e Agricola do Oeste”, agregado a um Hotel Rural de 3 ou 4 estrelas ( Tem área para tal, mais de 4 há de terreno urbano), na zona histórica do Picoto, um”Centro de Interpretação Histórica”, integrado nas estruturas envolventes de Turismo Natureza e de Lazer e no antigo Matadouro Municipal, o CAPTO – Centro de Artes e Produtos Tradicionais do Oeste, constituído por várias salas e uma Loja Museu de Exposição e Venda de Produtos Tradicionais….
Estas estruturas são fundamentais, para servirem de suporte durante todo o ano a variadas acções de promoção concelhia, direccionadas a segmentos demográficos externos de cariz urbano, em redor de temas e rotas temáticas que evidenciem e valorizem as potencialidades endógenas do concelho do Bombarral.
Assim , é urgente criar condições para que o Bombarral, deixe de perder oportunidades a partir de sinergias externas, de forma a motivar a visita e fixação de pessoas e empresas geradoras de novos negócios e criação de empregos.
Só assim, com pessoas a circularem no centro do Bombarral e no concelho, a apreciarem o que há de bom, é que o comercio tradicional poderá retomar a importância económica e social de um passado recente, encetando um novo caminho de braço dado com os serviços, a industria e a mal tratada agricultura.
Tem sido objecto de uma engenhosa estratégia de Marketing, utilizando elementos patrimoniais locais, para fazer incursões á história e economia local e regional
Nunca os palácios do Gorjão e Camilo, Igreja Matriz, Mata Municipal e o principal produto económico concelhio, a Pera Rocha, tiveram tamanha divulgação.
Tudo isto se deve á instalação no Bombarral, da empresa de distribuição “ Modelo” . È uma estrutura que pode vir a ser importante, não só pelo despertar de sinergias locais submissas a uma cidadania demasiado amorfa, até pela criação de mais de 120 postos de trabalho, passa a ser a segunda empregadora concelhia, logo a seguir á Câmara Municipal do Bombarral.
Mas toda esta promoção televisiva do Bombarral, a sua localização geográfica, centralidade em relação a dois grandes centros urbanos e populacionais, Leiria e Lisboa, com acessibilidades privilegiadas com o resto do País, naturalmente vai merecer por parte de muitas pessoas interesse em visitar a terra onde se está a instalar mais uma nova loja “ Modelo, e que tem palácios, igrejas, matas centenárias…
Estará a vila do Bombarral e seu concelho em condições de aproveitar esta oportunidade, recebendo com fidalguia durante todo o ano, estes novos visitantes ?
Penso que não ! Porque o desenvolvimento integrado no Bombarral, continua a ser um desiderato difícil de alcançar.
Há que pôr as mãos á obra. O Teatro Eduardo Brasão, a Mata Municipal, o Complexo de Palácio do Gorjão…devem tornar –se rapidamente salas de visita de excelência, para alavancar o epicentro do desenvolvimento histórico do centro da Vila do Bombarral.
Com estas estruturas de excelência a funcionar, outras publicas e privadas devem merecer igual atenção. A Companhia Agricola do Sanguinhal, Quinta dos Lóridos, Sedes do SCE Bombarralense e Circulo de Cultura Musical, Igreja Matriz, Santuário do Senhor Jesus do Carvalhal, Azenhas e Grutas da Columbeira, Pavilhão Gimnodesportivo, Colectividades de Cultura e Recreio, Igrejas e Capelas, Centrais Fruteiras, Empresas Agrícolas e de Exploração Turística….
Numa perspectiva de desenvolvimento sustentado e integrado, com estratégias de curto e médio prazo, aproveitando os fundos comunitários do actual Quadro Comunitário de Apoio, é importante o Bombarral encontrar parcerias para construir: nas antigas instalações do IVV, no Cintrão, “ O Museu Etnográfico e Agricola do Oeste”, agregado a um Hotel Rural de 3 ou 4 estrelas ( Tem área para tal, mais de 4 há de terreno urbano), na zona histórica do Picoto, um”Centro de Interpretação Histórica”, integrado nas estruturas envolventes de Turismo Natureza e de Lazer e no antigo Matadouro Municipal, o CAPTO – Centro de Artes e Produtos Tradicionais do Oeste, constituído por várias salas e uma Loja Museu de Exposição e Venda de Produtos Tradicionais….
Estas estruturas são fundamentais, para servirem de suporte durante todo o ano a variadas acções de promoção concelhia, direccionadas a segmentos demográficos externos de cariz urbano, em redor de temas e rotas temáticas que evidenciem e valorizem as potencialidades endógenas do concelho do Bombarral.
Assim , é urgente criar condições para que o Bombarral, deixe de perder oportunidades a partir de sinergias externas, de forma a motivar a visita e fixação de pessoas e empresas geradoras de novos negócios e criação de empregos.
Só assim, com pessoas a circularem no centro do Bombarral e no concelho, a apreciarem o que há de bom, é que o comercio tradicional poderá retomar a importância económica e social de um passado recente, encetando um novo caminho de braço dado com os serviços, a industria e a mal tratada agricultura.
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