quarta-feira, 22 de julho de 2009

O BOMBARRAL ! CONCELHO com FUTURO !


O concelho do Bombarral nos ultimos anos parou no tempo, uma endémica passavidade nos órgãos de gestão política, estrangulou todas as oportunidades de desenvolvimento económico, debilitando os sectores produtivos, agricultura, comercio, serviços e industria.
O não aproveitamento dos fundos comunitários, a letargia face á criação de estruturas administrativas e fisícas, de modo a criar condições atractivas para manter actividades tradicionais e estratégicas , faz que na actualidade os agricultores abandonam o cultivo das as terras, as lojas e oficinas fecham, a pequena industria vai sobrevivendo com as encomendas exteriores e mantendo os empregos sem qualquer incentivo, o turismo nunca foi compreendido como importante, parece que anda mas...
Tem assistido á deslocalização de empresas para os concelhos limítrofes, por falta de condições de instalação no concelho do Bombarral, falta agilização na informação, recepção e aprovação da documentação necessária e faltam terrenos devidamente estruturados, o PDM é uma desculpa sem jeito, basta de desculpas, ´e preciso pôr as mãos á obra.
As populações do concelho do Bombarral, em idade activa, lamentavelmente são obrigadas a engrossar as estatísticas migratórias regionais, é só olhar e querer ver, o numero de autocarros expresso que partem todos os dias, cheios de pessoas para trabalhar nos concelhos limítrofes. È preciso querer ver, a necessidade de vários empresários e trabalhadores bombarralenses, em olharem para a emigração como solução existencial.
A memória histórica do concelho do Bombarral, evidencia a importância do vinho, na sua economia . A par da ocupação de pessoas e fixação de familias, armazenistas como, Abel Pereira da Fonseca, José Barardo, Pereiras Bernardinos, Patuleias e Patuleias, Sá Dias e Filho...levaram o nome do Bombarral, aos quatro cantos do mundo.
Actualmente, a Pera Rocha, Bacelo e Horticolas, são as culturas agricolas com maior ocupação de pessoas no concelho.
È importante, é fundamental para a promoção global do concelho do Bombarral, abrir um canal de dialogo e cooperação entre a Câmara Municipal do Bombarral e duas empresas ancora do turismo concelhio, A Quinta do Lòrido e a Companhia Agricolas do Sanguinhal. A suas valencias na área do enoturismo e do vinho de qualidade, são referencias obrigatórias do Bombarral do futuro
A capacidade de mobilização de fluxos demográficos da Quinta do Lórido, obriga necessariamente o futuro executivo camarário a estabelecer um protocolo de cooperação, e a definir um projecto de requalificação na margem Norte do Rio Real, de forma a criar percursos em ambiente rural, pedonais e viários, entre vinhedos e pomares.
Esta interacção entre a vila do Bombarral e a Quinta dos Lóridos é fundamental para o seu desenvolvimento, a Mata Municipal, o Palácio do Gorjão, o Teatro Eduardo Brasão, a sede do Bombarralense, a sede do Circulo de Cultura Musical Bombarralense, o Pavilhão Desportivo ...as adegas da Companhia Agrícola do Sanguinhal, as centrais fruteiras, adega Cooperativa, vinhedos, pomares, campos de bacelo e hortícolas, floresta, a requalificação do Picoto e das instalações de IVV, no Cintrão, esperam. Mas, atenção, é preciso começar por ordenar o transito no interior da vila do Bombarral e construir um parque de estacionamento para autocarros e caravanas.

Sem comentários:

Enviar um comentário