Parabéns ! ao Luís de Matos.
Sim, merece - os porque dá um interessante contributo no "Noticias do Bombarral " do dia 01-01-07, a uma questão que tem a haver com a memória histórica sobre a constituição do concelho do Bombarral e das suas gentes, da sua cultura: actividades económicas e profissionais, hábitos, costumes, tradições…,retratadas ou não, na decoração e nos motivos históricos instalados nas suas rotundas.
Dentro desta perspectiva a AAO – Associação de Agricultores do Oeste em devido tempo sugeriu á Câmara Municipal do Bombarral, através do envio de documentos, provavelmente arquivados em algum dossier autárquico, ideias sobre alguns motivos históricos para decorar as rotundas que devem ser uma janela aberta para quem nos visita, começando a espreitar e a perceber a cultura do concelho do Bombarral. Atenção ao Turismo !
Sugestões:
- "Estátua do Agricultor" está descaracterizada não tem uma interpretação lógica, não tem uma interpretação popular. Então há que corrigir: Ladear a actual estátua com uma "Pêra e um Cacho Gigantes ", colocando á frente da estátua uma enxada simulando esta a pegar no cabo. ( Homenagem aos homens da Terra, trabalhadores rurais e ás duas culturas mais importantes do concelho, Fruta e Vinha);
- Rotunda da zona de Comercio e Serviços : uma Balança e uma Charrua ladeando o logótipo da Vila do Bombarral ( Homenagem ao Comerciantes e Metalurgicos , não se pode esquecer a importância já alcançada pelos armazenistas de vinhos, comércio grossista e a retalho…. ….e as oficinas de automóveis, serralharia/ metalurgia…. ).
- Rotunda da Caniceira : Motivos relacionados com as invasões francesas( a iniciar uma promoção ao Picoto, Grutas e Azenha da Columbeira, Planalto das Cezaredas, Batalha da Roliça….. )
Todo isto já poderia ter integrado projectos financiados nos anteriores QCAs, mas o próximo começa já em 2007. Os estudos destes projectos podem e devem ser protocolados com escolas superiores de arquitectura, artes e desenho, para realizarem trabalhos de fim de curso, escolherem inclusive os materiais e darem logo um pontapé de saída na promoção local.
È preciso é que estas sugestões sejam consideradas como contributos para o desenvolvimento do concelho do Bombarral, vamos produzir ideias sustentadas por uma pluralidade de conhecimentos, há que aproveitar as melhores, todos nunca seremos demais.
Parabéns Luís de Matos!
Sem comentários:
Enviar um comentário