quinta-feira, 17 de junho de 2010

CAVACO SILVA uma OPORTUNIDADE DESAPROVEITADA

O prof Cavaco e Silva, presidente da Republica Portuguesa, visitou o concelhodo Bombarral, terra da Pera Rocha, no âmbito de uma visita institucional á sub – região Oeste Norte, acompanhado de uma mediatica comitiva de Marketing Politico.
Esta visita de promoção institucional e pessoal, junto das comumidades locais, é alavancada por uma máquina publicitária bem oleada, dando visibilidade pessoal e institucional a um objecto politico, cujos contornos estão a ser desenhados para o futuro e porque não dar visibilidade as potencialidades regionais e concelhias e aos seus produtos endogenos ?.
Foi planeada e organizada pelas assessorias presidenciais para a comunicação social, mas, ficou á responsabilidade dos concelhos a visitar, identificar e propôr para o programa presidencial, 2 empresas a visitar que espelhassem a inovação e sucesso empresarial, com impacto economico e social no concelho e interesse mediatico junto dessas janelas abertas para o mundo, as televisões.
O concelho do Bombarral tem motivos e potencialidades ao nível da economia, cultura, apoio social, turismo, educacão, saude…., possui uma Mata de Cister no centro da vila, é centenária e municipal e lá para os lados da Serra do Picoto, uma perola da natureza, mas precisa de um diagnóstico social e económico com caracter de urgencia, para encontrar um rumo,
É nestas ocasiões, que mais se nota o grande défice estrutural do concelho do Bombarral, não tem um parque tecnológico, naturalmente não pode apresentar e promover a instalação de empresas inovadoras, com mais - valias tecnológicas, criadoras de emprego.
È uma pena, o concelho do Bombarral não aproveitar as suas potencialidades rurais e território disponivel para receber empresas com tecnologias limpas, afirmando – se com uma imagem natureza, com produtos de qualidade, e ainda com qualidade de vida, onde se poderá viver com gosto , como alternativa natural, ás selvas urbanas constituidas pelos grandes aglomerados urbanos chamados cidades.
Na actualidade o concelho do Bombarral, não pode ignorar que tem nas Centrais Fruteiras concelhias, a única referencia de inovação teconológica para alem das fronteiras concelhias, que assentam a sua sustentabilidade no armazenamento e comercialização da Pera Rocha para o mercado interno e exportação e com dificuldade devido á conjuntura actual, vem assegurando a continuidade da agricultura concelhia e a manutenção de postos de trabalho e a fixação de pessoas no concelho rural.
As centrais fruteiras do concelho do Bombarral, tem feito um grande esforço de modernização, tem tecnologia inovadora, ao nível do melhor que existe no mundo.
O sub – sector da Pera Rocha, é o maior garante da fragil economia concelhia, actualmente apesar de passar por uma crise existencial sem precedentes, é o concelho com mais produção, mais historial, com o maior produtor do Mundo, uma produção de vários milhares de toneladas, que provoca a entrada anual na economia concelhia, de um volume financeiro de muitos milhões de euros.
Foi uma pena, não ir ao encontro da vontade manifestada na televisão , pelo senhor Presidente da Republica, em privilegiar a promoção de produtos com potencial para exportação, ao não incluir no programa de visitas concelhio, uma Central Fruteira, e a oferta de um tabuleiro de Pera Rocha do Bombarral, ao prof. Cavaco Silva, perante as camaras de televisão.
É uma pena, talvez seja um preconceito social ou cultural, mas ou se estabelece prioridades reais, as oportunidades surgem, aproveitam – se ou não, depois não vale apena choramingar no molhado.

Sem comentários:

Enviar um comentário