quinta-feira, 17 de junho de 2010

BioTurismo

O BioTurismo assenta numa estratégia de desenvolvimento, que associa o Turismo á Agricultura Biológica.
Tem como objectivo a criação de rotas regionais e locais de BioTurismo:
- Rota da Pera Rocha Bio
- Rota das Vinhas e Vinho Bio
- Rotas dos Licores e Doçaria de Ginja Bio
- Rotas dos Pomares, Licores e Doçaria de Pera Rocha Bio
- Rota dos Pomares, Licores, Conservas e Doçaria de Frutas Bio
- Rota das Quintas e Quintinhas, BioTuristicas
- Rota dos Restaurantes, com ementa BioTuristica…….

O BioTurismo inclui alojamento, restauração, e actividades de lazer e animação do território, seguindo uma filosofia de protecção ambiental e sustentabilidade, onde a produção biológica é a âncora.
O alojamento no BioTurismo assenta em unidades de alojamento turistico em espaço rural, instalados na exploração agricola com produção biológica, servem refeições biologicas que podem ser por reserva, é importante possuirem outras valencias como, uma eficiente utilização dos recursos energéticos, da água e o tratamento de lixos.
A restauração no BioTurismo, é obrigada a disponibilizar nas suas ementas, pelo menos uma 100% biológica, ou a utilizar pelo menos 30% de produtos biológicos na confecção dos seus pratos, sendo obrigatória a sua identificação na ementa. É obrigada a possuir eficiencia na utilização dos recursos energéticos, da água e o tratamento de lixos.
O artesanato no BioTurismo, tambem pode ser incluido desde que utilize materias primas renováveis, ou materiais reciclaveis ou reciclados, cujo processo de fabrico respeite o ambiente.
A recreação e o lazer no BioTurismo, são as actividades que se desenvolvem em contacto com a natureza de forma não poluente, Ex: BioHortas, percursos pedestres e equestres, visita guiadas a explorações agricolas com produção Bio, oficinas de produção artesanal Bio….

Sem comentários:

Enviar um comentário