As rotundas devem conter elementos representativos que simbolizem, a génese histórica, cultural, sociológica e económica, de uma comunidade.
Esta comunidade, deu origem á constituição do concelho do Bombarral, através da sua cultura, actividades económicas e profissionais, hábitos, costumes, tradições…,retratadas na decoração e nos motivos oriundos da sua memória histórica instalada ou não nas suas rotundas.
Dentro desta perspectiva, confiando em gente nova á frente da gestão da Câmara Municipal do Bombarral, mais aberta ao sopro dos ventos do conhecimento e da importância da memória histórica para perpetuar no terreno e no tempo, a génese de um povo, neste caso de um concelho, que precisa de descobrir os trilhos do desenvolvimento turístico, económico, e social..
Sugestões:
- “Estátua do Agricultor” está descaracterizada não tem uma interpretação lógica, não tem uma interpretação popular. Então há que corrigir: Ladear a actual estátua com uma “Pêra e um Garrafão “, colocando á frente da estátua uma enxada simulando esta a pegar no cabo. ( Homenagem aos homens da terra, trabalhadores rurais e aos dois produtos agrícolas mais importantes do concelho, Pera Rocha e Vinho);
- “Rotunda do Modelo”: Pera Rocha Gigante, e Carro de Bois com um Casco de Vinho ( homenagem aos produtores e armazenistas de Pera Rocha e Vinho ).
- “Rotunda do Matadouro”: Uma Balança e uma Charrua ladeando o logotipo da Vila do Bombarral ( Homenagem aos Comerciantes e Metalúrgicos , não se pode esquecer a importância já alcançada pelos comércio grossista e retalhista…. ….e as oficinas de automóveis, serralharia/ metalurgia…. ).
-“Rotunda da Caniceira” Motivos relacionados com as Invasões Francesas/Grutas da Columbeira( a iniciar uma promoção a Serra e Túmulo do Picoto, Grutas e Azenha da Columbeira, Planalto das Cessardes, Batalha da Roliça….. )
Todo isto já poderia ter sido realizado por anteriores executivos autárquicos, integrados em projectos financiados nos anteriores Quadros Comunitários de Apoio, mas há hipóteses no actual.
Os estudos destes projectos podem e devem ser protocolados com escolas superiores de arquitectura, artes e desenho, no âmbito de concursos de ideias e trabalhos de fim de curso, escolhendo materiais e privilegiando os motivos de promoção local.
È preciso é que estas sugestões sejam consideradas como contributos para um maior desenvolvimento e visibilidade do concelho do Bombarral. Atenção ao Turismo..!
Sem quaisquer preconceitos politico - partidários, os cidadãos podem produzir ideias, sustentadas por uma pluralidade de conhecimentos, onde os autarcas locais podem aproveitar as melhores, porque todos nunca serão demais.
quinta-feira, 17 de junho de 2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário